6 de setembro de 2012

A História das Bolsas Clutch

A História das Bolsas Clutch - Bolsas Anos 30

Inventada em 1930 por Emila Hermès, a bolsa carteira ou em inglês "Clutch" (lê-se "clãtch") foi criada para as mulheres da época irem às festas e carregarem seus objetos sem amassar.




Apesar da crise financeira de 1929, (quebra da bolsa de Nova York) a década de 30 foi um período de produção, invenção e criação cultural artística muito intensa.



Com a crise financeira, os fabricantes de bolsa passaram a usar materiais mais baratos como o plástico Bakelite, quedava o efeito rígido e cintilante.



A mulher desta época, devia ser magra, bronzeada e esportiva. O cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood através de suas estrelas como Mel West, Greta Garbo e Marlene Dietrich, influenciaram a muitos na maneira de se vestirem.



As bolsas eram pequenas e arrematadas por fechos de metal, algumas fabricadas com o mesmo tecido dos vestidos.



No começo dos anos 30, as bolsas mantiveram um tamanho pequeno, sem muita ornamentação, mas no final da década, gradualmente foram ficando largas e mais sofisticadas, fabricadas com diversos tipos de couro como o de cobra, crocodilo, jacaré, bezerro, leão marinho, entre outros.



O look natural abriu espaço para as empresas de beleza produzirem as “beauty cases” (estojos de beleza) em versões sofisticadas. Em conseqüência a esta nova tendência, em 1935 os espaços internos das bolsas passaram a ser mais funcionais com compartimentos para maquiagem que vinham com espelho, porta batom e compartimento para dinheiro.

Por hoje é só!!!

Não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...